Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. Cantares 2:15

15/03/2010 20:25

 

 Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. Cantares 2:15

 

O que representam essas raposinhas que devastam as vinhas em flor? Não são a imagem dos "pequenos" pecados que corroem a vida cristã, essas centenas de coisinhas que, contudo, turvam a nossa comunhão com Deus? Por que há tanta fraqueza entre os crentes?

     Porque nem todos julgam esses pecados, minimizados sem razão: pequenas mentiras, maledicências, ligeiras fraudes, expressões de mau humor e muitas outras reacções que, ao se repetirem, tiram a sensibilidade da consciência.

 

Consideramo-los pequenos, mas pela sua frequência e o seu número, devastam as nossas vidas: "Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?" (1 Coríntios 5:6).

 

 

Não nos desculpemos alegando que todos os cometem. Exactamente nos detalhes da vida quotidiana o crente tem a oportunidade de agir de outra maneira diferente de "todo o mundo".

 

Na realidade, todas essas pequenas negligências a que nos permitimos farão com que "o ramo" não tenha fruto (João 15:1-2).

 

 A vinha estava em flor, prometia muito, e agora está devastada. Não há fruto!

 

A nossa comunhão com Deus está turvada.

 

 A leitura da Bíblia não tem mais o mesmo sabor que em outro tempo.

 

 Não achamos mais na oração a feliz liberdade que tínhamos conhecido.

 

 As reuniões cristãs, que eram para nós como oásis refrescantes, não nos reconfortam mais.

 

 Se tais sinais estão a aparecer, atentemos: Já é hora de afugentar as raposinhas!

 

 

Sansão... Atrelava umas nas outras pelos rabos e lascava fogo!!!!!

 

Na parábola dos lavradores maus, os destruidores da vinha, eram os principais sacerdotes e farizeus. Mat 21:33

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidado com as Raposinhas

 

“Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor”.

(Cantares 2:15)

A palavra de Deus nos exorta a apanhar as RAPOSINHAS, não deveríamos nos preocupar com as grandes raposas, em vez de pequenas raposinhas? Não deveríamos achar que as raposinhas são pequeninas e inofensivas?

Caçar coisas grandes é fácil, porque vemo-las rapidamente, mas as coisas pequenas muitas vezes não aparecem, ficam escondidas.

As raposinhas são o único elemento negativo no cenário da primavera.

A raposa é um animal pequeno, mas causa grandes estragos, a bíblia diz que elas devastam (DESTRUIR, ARRASAR) as vinhas que estavam em FLOR (que iam começar a dar frutos, momento da fertilidade, que está por acontecer).

As raposinhas são animais astutos (esperto), elas conseguem enganar os cães urinando para confundir o olfato deles, com isso eles se atrapalham e perdem o rastro.

As raposinhas simbolizam demônios, que por ordem de satanás querem destruir a igreja que é a vinha do Senhor.

Satanás e astuto, e ele começa a atacar a igreja com coisas PEQUENININHAS que aparentemente não causam danos.

Mas sabemos que é mentira, porque elas causam muitos estragos. Existem muitas situações que acabam invadindo as nossas vidas e a igreja, situações que às vezes não damos muita importância por serem pequeninas.

Deus quer que cada um de nós apanhe as raposinhas, está decretada a caça as raposas, e Deus tem nos dado todas as armas espirituais para vencermos todas as investidas de satanás.

1 – A FOFOCA, é uma raposinha, as pessoas normalmente não se incomodam com ela, muito pelo contrário acabam se envolvendo com ela.(MEXERICO INTRIGA). A fofoca é um veneno para a vinha, veneno estraga, mata, acaba com uma plantação. A fofoca causa aborrecimentos e inimizades (1 João 2:9-10). Todas as pessoas que rodeiam o fofoqueiro só têm um objetivo: Fazer fofoca. A fofoca mata relacionamentos (1 João 3:15).


2 – A CRÍTICA, (Examinar ou julgar censura, notar perfeição ou defeitos, dizer mal de, etc). Normalmente a crítica é fruto do ciúme e da inveja.
Marcos 7:1-9,15-23 – Estavam criticando os discípulos, estavam presos às tradições e não conseguiam enxergar as coisas novas, estavam invalidando a Palavra de Deus. - O crítico invalida a Palavra de Deus, por causa da sua cegueira espiritual.

3 – A INVEJA, não deixa a pessoa prosperar, porque ela se concentra em possuir o que pertence à outra pessoa. Leva a pessoa ao descontentamento, nunca está satisfeita com o que possui. "Seja a vossa vida livre do amor a dinheiro e contentai-vos com o que tendes; porque Deus tem dito: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13:5).

"Estes são os caminhos de todo o que anseia pela cobiça; ela rouba a vida dos que a possuem" (Provérbios 1:19)

"Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e justa, mas não há da parte do rei quem te ouça. E Absalão falava mais: Ah! quem me dera ser juiz na terra, para que viesse ter comigo todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que eu lhe fizesse justiça" (2 Samuel 15:3-6) causa divisões, fofocas, intrigas.
4 – A MURMURAÇÃO, é uma queixa é um lamento.O murmurador é aquele que se queixa de tudo. Está também sempre descontente com pessoas ou situações. É um ingrato, a ingratidão leva a murmuração. Ele murmura contra a autoridade delegada por Deus (1 Samuel 8:4-7). Os murmuradores não entraram na terra prometida, não conseguiram a benção.

Temos que apanhar as raposinhas, não podemos deixar que elas devastem a vinha do Senhor .